domingo, 22 de março de 2015

Cinema regional está em expansão

Sorocabanos e outros diretores estão conseguindo seu espaço em festivais e exibindo seus trabalhos em diversos lugares da cidade


O cinema brasileiro está a cada ano conquistando seu espaço com diversos diretores que buscam trazer uma nova ótica sobre a realidade e a ficção.

Em Sorocaba e região tem surgido novos diretores e roteiristas e para trazer esses talentos á tona, Marcelo Domingues, secretário da Cultura de Votorantim e um dos curadores do CinfeFest Votorantim, festival voltado aos novos cineastas  do Brasil.
Participantes da  9º edição do CineFest 

"Por conta do Cinefest Votorantim percebi o quanto a produção regional tem crescido tanto em quantidade como em qualidade e fico muito feliz com isso, sempre que posso gosto de contribuir de alguma forma com produções de cineastas da nossa região." explica Domingues sobre o crescente número de diretores.
Na última edição, o festival teve 364 curtas-metragens inscritos e 56 foram selecionados, sendo 21 filmes da região, mostrando uma grande diferença das edições anteriores do festival.


Apesar do grande número de inscritos Domingues afirma que com a facilidade que se consegue filmar nos dias de hoje pode ser uma armadilha já que as pessoas tem acesso a câmeras e programas de edição a custo muito baixo, e isso às vezes faz com que muitos saiam filmando sem planejamento ou sem um bom roteiro e explica  que o fazer cinematográfico é uma imersão, uma mergulho numa ideia que precisa ser lapidada cuidadosamente, como uma jóia.

Fernanda Oliveira, estudante de cinema afirma que  já existe uma cultura que consome inconsciente e constantemente o que vem de fora do Brasil mas quando temos contato com esse tipo de material, seja ele regional ou nacional e afirma que novos diretores precisam conhecer o cinema regional para criar essa linguagem e enriquecer sua obra com cada elemento escolhido pelo próprio, dando importância a sétima arte que acima de tudo transmite sensações e vislumbra novos olhares.

A estudante participou da produção de diversos curtas, incluindo o curta "Espantalhos" de Marcelo Domingues e conta que em seus trabalhos autorais, o maior desafio é ter uma relação harmônica com todos da equipe.
O curta Espantalhos foi exibido em diversos festivais e também foi exibido no Sesc Sorocaba 


Aos novos cineastas interessados em expor seus trabalhos, Fernanda informa que no dia 21 (sábado) aconteceu o primeiro evento voltado para os diretores, esse espaço é o Café Livramento.

Além do Café Livramento,  o SESC Sorocaba traz o Cine Café, evento que traz filmes com diferentes diretores nacionais e internacionais, além de sempre permitir ter a exibição de curtas de diretores da região.

A Grande Otelo também tem exibições de filmes pouco conhecidos e de grande importância para o cinema e também é outro local que permite um espaço para novos curtas e longas regionais. 


Matéria realizada por Fernanda Atayde 

0 comentários:

Postar um comentário